Quem somos.

A MD5 é uma companhia de danças históricas que há mais de duas décadas percorre ruas e praças, dando corpo à memória através das suas alegres bailias e folguedos. Fundada em Santa Maria da Feira, a companhia é uma referência na recriação de danças medievais, explorando a ligação entre o movimento e a vivência histórica.

Desde 2003, a MD5 tem uma presença ininterrupta na Viagem Medieval em Terras de Santa Maria, onde não só anima o evento como cria espetáculos de grande envolvimento comunitário. Em 2007, lançou um projeto intergeracional que une a comunidade feirense em torno da dança, culminando no espetáculo "Festim". Entre 2018 e 2023, dirigiu um projeto comunitário em parceria com as Florinhas de Rio Meão, onde formou jovens em dança medieval, garantindo a continuidade e renovação desta arte.

A companhia assume também a direção artística do espetáculo "Grito das Bailias" desde 2018, um projeto que inquieta e questiona e propõe um olhar humano e sensível sobre as narrativas do passado. O espetáculo teve uma expansão significativa em novembro de 2024, com a sua apresentação no Europarque, onde a MD5 aprofundou a Humanização da História e lançou um documentário sobre o processo criativo. Ainda em 2024, a companhia estabeleceu uma parceria com a Jobra Educação, colaborando na formação profissional de jovens bailarinos do Curso Profissional de Dança Contemporânea.m 2019, dirigiu a componente coreográfica do espetáculo "Terra Treme", e desde 2015 tem vindo a desenvolver projetos com diferentes comunidades pelo país. Destacam-se a sua presença contínua na Feira Afonsina em Guimarães (desde 2015 até à atualidade) e, mais recentemente, na Feira de Época de Torres Novas (desde 2024).

A MD5 tem percorrido diversos eventos históricos em Portugal e Espanha, levando a sua animação de rua e espetáculos de grande e pequeno formato a festivais, recriações e co-produções, sempre com o compromisso de transformar a História em experiência viva, dançada e sentida.